Revista Claves: Dossiê “Pesquisa Artística no Brasil: performance e criação musical em perspectiva”

 

No âmbito da performance musical a Pesquisa Artística tem se apresentado como alternativa profícua e eficaz na elaboração de novos pensamentos e práticas dentro do campo acadêmico. Nesta perspectiva a noção que compreende a Pesquisa Artística traz consigo potencial emancipatório e alternativa às práticas hegemônicas consolidadas na pesquisa em performance musical. Demonstra perspectivas fraturantes, desterritorializantes e plurais dentro do pensamento musicológico canônico. Assim, este dossiê temático da Revista Claves vem com o intuito de ampliar as discussões sobre a temática tendo como foco do olhar a produção dos países da América Latina, sobretudo Brasil, a fim de observar a pluralidade dos entendimentos e das práticas da Pesquisa Artística neste cenário e promover sua divulgação, discussão e, consecutivamente, o desenvolvimento da área. Para tanto, convidamos para participar deste dossiê trabalhos de pesquisa que envolvam a Pesquisa Artística no Brasil e na América Latina e temas afins, como criatividade na performance musical, processos e práticas decoloniais na música, interdisciplinaridade na performance musical, Pesquisa Artística e educação musical e movimentos contra hegemônicos, que podem ser estéticos, raciais, de classe e/ou gênero.

A chamada para o dossiê temático é dirigida às pesquisadoras e pesquisadores e artistas das áreas da criação, performance, (etno)musicologia, educação musical e áreas afins, com foco na Pesquisa Artística. As contribuições, na forma de artigos, traduções, resenhas, entrevistas e produções artísticas de qualquer expressão que contemple a proposta do dossiê e acompanhadas de texto reflexivo. As propostas devem ser originais e inéditas e serem escritas em português, inglês ou espanhol. As submissões estão abertas até 02 de março de 2022.

Linhas de interesse:

  • Pesquisa Artística enquanto prática emancipatória
  • Educação e/para Pesquisa Artística
  • Pesquisa Artística articulada aos estudos de gênero, raça e/ou classe
  • Artes performativas e interdisciplinaridade na Pesquisa Artística
  • Movimentos decoloniais e Pesquisa Artística
  • Processos criativos e Pesquisa Artística
  • Teorias, metodologias e epistemologias na/para pesquisa artística
  • Pesquisa artística e (etno)musicologia

O dossiê terá como editores convidados a a Profa. Dra. Bibiana Bragagnolo (UFMT) e o Prof. Dr. Leonardo P. Sanchez (UFPE).

Para mais informações acesse: Revista Claves.