Car@s Colegas,
Com satisfação divulgamos os produtos do Projeto AFROEDU do Pibid Interdisciplinar Filosofia e Sociologia.
O Projeto AFROEDU, desenvolvido entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, é uma realização do Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso / CAPES.
O objetivo do AFROEDU é promover o diálogo sobre questões étnico-raciais em contextos educacionais voltados para a juventude.
Os podcasts reunidos abordam temas relacionados à consciência negra e à cultura afro-brasileira: Negritudes: Espaços de Cultura e Diálogo.
Veja também a Roda de conversa NEGRITUDES no Canal do ICHS/UFMT.
ICHS UFMT Canal – YouTube
Profa. Maria Cristina Theobaldo
(Depto. Filosofia-UFMT/CAPES)
SINOPSE DOS EPISÓDIOS
Coordenação: Profa. Maria Cristina Theobaldo (UFMT/CAPES)
Produção Técnica: Discente Luana Pinheiro (UFMT/CAPES)
EPISÓDIO Mulheres negras e resistência: a história da Rainha Tereza
SINOPSE: Neste episódio do Projeto AFROEDU do Subprojeto Pibid Interdisciplinar Filosofia e Sociologia da UFMT / CAPES, as discentes Daiane Karoline da Silva Ferreira, do Curso de Licenciatura em Filosofia, e Sara Eloani Casali Marques, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, conversam sobre a luta e a resistência das mulheres negras no Brasil, trazendo a história da Rainha Tereza de Benguela, do quilombo mato-grossense Quaritetê.
EPISÓDIO Ignorância branca
SINOPSE: No episódio Ignorância Branca o Prof. Breno Ricardo Guimarães Santos, do Departamento de Filosofia da UFMT, conversa com a estudante Luana de Paula Pinheiro Tavares, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT, sobre o significado do conceito “ignorância branca” e o processo de produção e transmissão do conhecimento, destacando suas marcas de opressão e de exclusão racista.
EPISÓDIO: Negritude como prática de liberdade
SINOPSE: O podcast, conduzido pel@s discentes Caique Tadao de Almeida Godoes, Karine Lemes Farias Rodrigues e Íris Conceição Freire, do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFMT, aborda o tema do racismo e a educação inclusiva como uma possível solução à exclusão social. O Episódio toma por perspectiva o livro Ensinando a transgredir de Bell Hooks, publicado no Brasil em 2013 pela WMF Martins Fontes e com tradução de Marcelo B. Cipolla.
EPISÓDIO Quilombos e religiões de matriz africana
SINOPSE: O episódio, de autoria da Profa. Sonia Regina Lourenço, do Departamento de Antropologia da UFMT, e com a participação da estudante Luana de Paula Pinheiro Tavares, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT, trata dos temas quilombos e religiões de matriz africana no Brasil, ressaltando as relações entre eles como parte da diáspora transatlântica, e dos modos de existência contemporâneos de africanos e seus descendentes nas Américas. Destaca-se a importância dos quilombos na constituição de territórios no estado de Mato Grosso, suas singularidades, diferenças e resistências e descrever os vários sentidos e significados que os termos quilombos e religiões de matriz africana possuem para as comunidades quilombolas e povos de terreiros como sujeitos contra-colonização.
EPISÓDIO Juventude negra e a influência da música na sua identidade
SINOPSE: Neste podcast participam Davi dos Santos Meissner Petolchcknyk, Leonardo Rondon de Souza e Luan Lucas Santos Ribeiro, estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT. A proposta do episódio é apresentar aspectos da história e da influência da música na elaboração cultural, política, religiosa e identitária da juventude preta brasileira.
EPISÓDIO Frantz Fanon e o “preconceito de cor”
SINOPSE: Divina Mendes Chagas, professora da E. E. 14 de Abril, de Pontes e Lacerda-MT, e Gabriel de Camargo Bezerra, estudante do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFMT, abordam o tema do racismo na perspectiva filosófica de Frantz Fanon a partir do livro Pele negra, máscaras brancas, escrito em 1952 e publicado no Brasil pela EdUFBA, em 2008, com tradução de Raquel Camargo e Sebastião Nascimento.
EPISÓDIO Negritude: palavra, movimento e conceito
SINOPSE: Neste podcast Rodrigo Marcos de Jesus, professor do Departamento de Filosofia da UFMT, conversa com o estudante Gabriel de Camargo Bezerra, estudante do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFMT, sobre a palavra “negritude”: sua origem, sua significação e seus derivativos no campo da cultura, do direito e da consciência de uma identidade.
EPISÓDIO Epistemicídio no ensino de filosofia
SINOPSE: Neste episódio do AFROEDU a Profa. Jeniffer Regina Rodrigues de Lima, da Escola Estadual Ulisses Cuiabano, em Cuiabá, conversa com Vicente Tchalian, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, sobre o epistemicídio no ensino de Filosofia. Comenta, também, sobre a importância dos estudos de Histórias e Culturas Afro-Brasileira e Africana na educação básica.
Nos acompanhe nas redes sociais: