A Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) tem a satisfação de convidar a comunidade de professores, estudantes e pesquisadores para o XVI Encontro Estadual de História, evento que ocorrerá de 02, 09, 16, 23 (sábado turno manhã/tarde), 26, 27, 28 e 29 de Julho de 2022 na modalidade online. O Encontro Estadual de História deste ano versará sobre o tema História Agora: Ensinar, Pesquisar, Protagonizar.
Destacamos o convite à participação do Simpósio Temático composto pela Profa Maristela Carneiro, Coordenadora do ECCO:
35: Perspectivas democráticas na História: atravessamentos e decolonialidade
Lorena Zomer (UEPG), Maristela Carneiro (UFMT), Janaina de Paula (UEPG)
Descrição: A proposta desse simpósio consiste em reunir pesquisadores cujos interesses estejam voltados ao debate de práticas epistemológicas decoloniais, oriundas das Ciências Humanas e Sociais da América Latina e do Caribe e que circulam de todo o continente americano para o debate com a relação deste com o mundo. Esse espaço é necessário para o enfrentamento dos desafios de pesquisas e do ensino decolonial, com a perspectiva de reflexão sobre temas como: colonialidade (poder, ser, saber), eurocentrismo, decolonialidade, pós-colonialismo, historiografias africanas e indígenas, circularidade de produções científicas, estratégias de ensino e de aprendizagem. Além de priorizar esses debates, estabelece-se a necessidade de pensá-los em um contexto de ataques à democracia e à autonomia de professores e pesquisadores, cujas pautas devem atender às demandas do Tempo Presente e, por isso, lembramos que os sujeitos sociais marginalizados e inferiorizados, por sua etnia-raça, gênero ou classe, encontram nos temas decoloniais uma forma de ganharem lugar para sua voz e diminuírem as estruturas que justificam uma cultura histórica que os inviabiliza. Por assim dizer, atrelar discussões da formação de profissionais, bem como debater sobre perspectivas historiográficas e o ensino nas escolas permite oferecer possibilidades de enfrentamento político e social a fim de problematizar o modo como as relações de poder construíram o nosso presente. Assim, serão aceitas propostas que priorizem o debate sobre os temas supracitados a fim de pensarmos em estratégias de ensino e formas de pesquisa que priorizem memórias subalternas, ao mesmo tempo em que temas sensíveis, aspectos da aprendizagem e da cultura histórica, formas de apropriação e de comunicação das narrativas históricas também são bem-vindas.
Informações e Inscrições> www.eeh2022.anpuh-rs.org.br
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