Em evento científico, pesquisadora apresenta produções indígenas e discute diversidade de saberes

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia – Comunicação – Audiovisual’ realizou nesta sexta-feira (20.05) sua segunda palestra. A convidada foi a Professora Doutora Claudia Magallanes Blanco, da Universidade Iberoamericana (Puebla/México).

 

Com mediação da Professora Doutora Maristela Carneiro, coordenadora do ECCO, e do Professor Doutor Pedro Pinto de Oliveira, jornalista do PNB Online e coordenador do evento, Blanco apresentou a palestra “Lo que no se lee también se aprende: Experiencias de transmisión de conocimientos indígenas en podcast y vídeo”, em que discutiu colonialidade do poder, do saber, do ser e da linguagem, e apresentou produçãoes audiovisuais e podcasts produzidos por indíngenas no México.

 

Durante sua apresentação, a pesquisadora criticou a alfabetização como língua oficial do conhecimento científico e ainda debateu a favor da diversidade e respeito aos diversos conhecimentos. Nesse sentido, a professora destacou o papel de relevância dos cientistas e docentes na formação das novas gerações, para que tenham reconheçam as diferentes formas de conhecimento e contribuam para as novas formas de comunicar ciência.

 

“Este convite para o Seminário fez com que eu pensasse mais sobre o que eu sempre penso, só que de outro lugar. Gostaria de destacar que temos uma posição privilegiada porque estamos na academia. Podemos sim mudar nossos processos, mecanismos, padrões e vencer nossos medos e formar as gerações seguintes com cientistas de qualquer campo do conhecimento pensando diferente. Esse é o nosso desafio e não podemos não enfrentá-lo”, enfatizou.

 

Na oportunidade, a professora Maristela Carneiro também comentou a relevância do respeito ao diálogo e à diversidade de saberes. “É em conjunto com ações decolonizadoras que vamos conseguir fazer um trabalho cada vez mais afetuoso e cada vez mais sensível com diferentes questões. Eu gostei muitíssimo do exemplo que a professora Claudio Blanco compartilhou conosco sobre o trabalho das parteiras, mostrando que aquela atenção não estava bem. Pensar em como se aproximar desta atividade e contornar principalmente aquela autoridade que é dada somente àqueles que são os ‘cientistas’, os ‘conhecedores, os ‘especialistas’, mas que nem sempre têm a sensibilidade de ouvir”.

 

A palestra na íntegra pode ser acessada no canal do PPGCOM no Youtube, por este link. No mesmo endereço serão transmitidas as próximas palestras, toda sexta-feira até o dia 08 de julho. A próxima participação é da professora Profa. Dra. Ana Mejón, da Universidade Carlos III de Madrid, e do e Prof. Dr. Vicente Rodriguez Ortega, da Revista Tecmerin de Ensaios Audiovisuais. Os pesquisadores apresentarão a palestra “Ensayos Audiovisuales: Tipos, Métodos y Prácticas”

 

Confira a programação completa com as próximas apresentações: 

 

27/05 – Ensayos Audiovisuales: Tipos, Métodos y Prácticas – Profa. Dra. Ana Mejón e Prof. Dr. Vicente Rodriguez Ortega – Universidade Carlos III de Madrid/ Revista Tecmerin de Ensaios Audiovisuais.

 

03/06 – Um processo de trabalho entre a criatividade e o rigor académico: mas afinal, o que é o ensaio audiovisual? – Profa Dra. Caterina Cucinotta – Universidade Nova de Lisboa e Prof. Dr. Jesús Ramé – Universidade Rei Juan Carlos/Madrid.

 

10/06 – Comunicar “la verdad” en épocas de desinformación: credibilidad y nueva comunicación – Prof. Dr. Daniel H. Cabrera – Universidade de Zaragoza/Espanha.

 

17/06 –   Conhecer por imagens: a experiência do Ensaio Audiovisual Científico – Prof. Dr. Pedro Pinto de Oliveira e Prof. Dr. Benedito Diélcio Moreira – ambos da Universidade Federal de Mato Grosso

 

24/06 – Em quem confiar? Comunicar ciência em tempos de desinformação – Prof. Dr. Gil Baptista Ferreira – Instituto Politécnico de Coimbra/Portugal.

 

01/07 – Ciência e Opinião Pública: Diferendo e deliberação – Prof. Dr. João Carlos Correia – Universidade da Beira Interior/Portugal.

 

08/07 – Celebrização de cientistas no contexto da pandemia – Profa. Dra. Paula Guimarães Simões – Universidade Federal de Minas Gerais.

Fonte da Notícia: https://www.pnbonline.com.br/geral/em-evento-cienta-fico-pesquisadora-apresenta-produa-a-es-inda-genas-e-discute-diversidade-de-saberes/84888