NO DIVERSIDADE EM CIÊNCIA (RÁDIO USP), MARITHÊ AZEVEDO FALA SOBRE CARTOGRAFIAS E POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS

Ela trabalha cartografia nas artes cênicas e no audiovisual com o princípio metodológico de que a pesquisa é inacabada, aberta e composta por linhas infinitas.
.
[A entrevista vai ao ar na segunda-feira, dia 20 de junho, às 13 horas, com reapresentações na terça-feira, dia 21, às duas horas da manhã, e no sábado, dia 25, às 14 horas.]
.
No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maria Thereza Oliveira Azevedo, mais conhecida como Marithê Azevedo, professora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso e doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP.
.
Martihê Azevedo é organizadora dos livros “Cuiabá, a mulher e a cidade: literatura, cinema e artes da cena”, pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso; “Cidade Possivel – 100 em 1 dia Cuiabá: pensar, experimentar e reencantar a cidade”, pela Editora CRV e “O que é que a cidade tem?”, pela Editora Carlini & Caniat.
.
Ela já recebeu várias premiações: melhor documentário brasileiro no Festival Internacional do Cinema Feminino (Femina), por “Memórias clandestinas”; Prêmio Coxiponé, no 20º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, como melhor telefilme, “As cores que habitamos”; Prêmio Salão de Arte do Centro Oeste, pelo Coletivo à Deriva; Prêmio Intercom de melhor pesquisa nacional na área de comunicação por “Imagens da Cidade: vídeo e história em construção para o ensino fundamental”.
.
É líder do Grupo de Pesquisa Artes híbridas, intersecções, contaminações, transversalidades e do Coletivo à Deriva.
.
Durante o Diversidade em Ciência Marithê Azevedo fala sobre cartografia em pesquisas; ocupação-socioestética e poéticas contemporâneas.
.
O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar todas às segundas-feiras, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.
.
A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio/
.
Texto: Ricardo Alexino Ferreira
Foto: Arquivo pessoal da entrevistada (foto de Fred Gustavos).