As mais variadas expressões artísticas tiveram, no século XXI, a expansão de suas possibilidades por meio de sua difusão em diferentes mídias e formatos, impulsionadas por tecnologias que se reinventam e se tensionam constantemente. Estudiosos de diversos campos e pontos de partida têm concentrado esforços em pesquisas que buscam compreender e refletir sobre as mudanças vividas pela arte e por sua função diante da sociedade.
Nesta perspectiva, em junho de 2021, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediou o I Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Mídias e Tecnologias (ConteMidi), promovido pelos grupos de pesquisa ContemporArte (PPGECCO-UFMT/CNPq) e Criação, Análise e Performance Musical com Suporte Computacional (MUSCOM-UFMT/CNPq), em parceria com o Departamento de Artes e com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO-UFMT).
O grupo de Pesquisa ContemporArte é liderado por Rita de Cássia Domingues dos Santos e o Muscom por Danilo Rossetti. Ambos presidiram a comissão científica do evento, organizando a avaliação dos textos, que posteriormente foram publicados no formato de e-book.
O evento reuniu dezenas de pesquisadores, e foi organizado em sessões de comunicações orais, sessões de apresentações artísticas, workshops, conferências e mesas redondas. O segundo volume das apresentações ocorridas no Encontro acaba de ser lançado pela Editora Stricto Sensu, em formato de livro digital.
Conforme os organizadores da obra, professores Bibiana Bragagnolo, Eduardo Santos, Maristela Carneiro e Simone Miranda, trata-se de um esforço de alargar as discussões sobre as relações existentes entre as artes, as mídias e as tecnologias, tensionando e ampliando, especialmente, o que foi aprendido durante o período da pandemia, uma vez que as restrições impostas pela covid-19 modificaram severamente a circulação de pessoas e materiais artísticos.
As obras estão disponíveis para download gratuito para o público em geral. O primeiro livro pode ser acessado neste link e o segundo neste link.
Nos acompanhe nas redes sociais: