Aconteceu nesta sexta-feira (08.07), a última palestra do Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia, Comunicação e Audiovisual’. Em sua 9ª conferência, o evento recebeu a professora Paula Guimarães Simões, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresentou a palestra ‘Celebrização de cientistas no contexto da pandemia’.
Ao longo de sua apresentação, a estudiosa refletiu sobre como a sociedade contemporânea é marcada por um processo de celebrização em diferentes campos, como no cinema, na TV, no esporte, na política e na Internet. Mais recentemente, em razão da pandemia de covid-19, cientistas viram-se em meio a este processo, que torna pessoas anônimas, ou conhecidas somente em determinados grupos, em celebridades nacionais.
“A proposta foi pensar como alguns cientistas brasileiros acionam seu capital simbólico, ou capital de celebridade, como alguns autores chamam, para realizar novas formas de comunicar ciência, com o intuito de se contrapor ao negacionismo que vem marcando o contexto contemporâneo. É uma busca de entender como eles acionam toda essa visibilidade conquistada na mídia para construir um tipo de interação com o público capaz de compartilhar conhecimentos científicos que possam ajudar a sociedade a sair da crise sanitária”, explicou a pesquisadora, Doutora em Comunicação.
A mediação da palestra ficou por conta do professor Pedro Pinto de Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da professora Vera França, também da UFMG. Referência do campo de Comunicação no Brasil, França possui dezenas de orientações de mestrado, doutorado e pós-doutora em seu currículo. Ela é uma das fundadoras do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG), que reúne cientistas que pesquisam, entre outros temas, processos de celebrização de pessoas.
Matéria completa em: https://www.pnbonline.com.br/geral/em-palestra-de-encerramento-evento-discute-celebrizaa-a-o-de-cientistas/85621
Nos acompanhe nas redes sociais: