O audiovisual universitário e independente de curta duração é destaque entre os dias 20 e 23 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. A 21ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, realizada pelo Cineclube Coxiponés, exibirá 54 curtas oriundos de diferentes estados brasileiros, além de filmes da Argentina, Cuba, Venezuela e Paraguai. Neste ano, 35 dos 54 curtas exibidos na mostra competitiva são produções mato-grossenses. A abertura da MAUAL acontece na quinta-feira, 20 de outubro, a partir das 18h, no Teatro da UFMT, com pocket show da MC e poeta mato-grossense Pacha Ana. A Entrada é gratuita e a classificação indicativa é 14 anos.
Para a curadoria dos filmes exibidos na mostra competitiva da MAUAL 2022, o Cineclube Coxiponés convidou uma Comissão de Seleção formada pelos professores do Curso de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Sabrina Tenório, pelo produtor audiovisual e editor da TV Universidade da UFMT Felipe Albues e pelas estudantes do Curso de Cinema & Audiovisual da UFMT, Maria Vitoria Izoton e Pollyanna Rodrigues. Foram selecionados curtas nas categorias documentário, experimental e ficção nas modalidades Universitária e Independente.
A Mostra Competitiva contempla os curtas que concorrem ao Troféu da MAUAL 2022 pelo júri oficial e popular. O júri oficial da 21ª MAUAL é composto pela pesquisadora Doutora e Pós-doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT) Aline Wendpap, pelo estudante do Curso de Cinema & Audiovisual da UFMT Guilherme Arthur de Lima Pereira, pela historiadora e servidora da UFMT Sofia Amiden e pelo premiado cineasta indígena Takumã Kuikuro. Todas as noites o Júri Popular escolhe os melhores curtas nas modalidades Independente e Universitária que receberão o Troféu MAUAL Júri Popular. As informações sobre os curtas selecionados estão disponíveis no site da MAUAL www.mostrauniversitariaufmt.com .
Além da exibição competitiva haverá, como de costume, os debates sobre os filmes exibidos que, nesta edição da MAUAL, serão conduzidos por integrantes dos coletivos universitários de audiovisual “Belo Belo” e “Pequi com Câmera”. As oficinas sobre conteúdo audiovisual também estão presentes antes, durante e após a Mostra.
O encontro da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) ocorrerá na Sala Névio Lotufo, localizada no interior do Cineclube Coxiponés e, com o retorno ao presencial, reunirá ativistas do audiovisual mato-grossense que desenvolvem, em diferentes cidades do Estado, atividades de estímulo à difusão, pesquisa, memória e realização audiovisual. A última reunião da REC aconteceu em 2019, durante a 18ª MAUAL.
Nesta edição, a MAUAL presta homenagem a Evandro Birello. Egresso do curso de Radialismo da UFMT e técnico em Audiovisual da TV Universitária (TVU), Piuí, como era conhecido, faleceu em 2020 em decorrência da covid-19. Realizador ligado ao Cineclube Coxiponés, Piuí marcou uma geração de alunos e realizadores independentes de audiovisual com sua generosidade e criatividade, nos deixando curtas como “Passa na semana que vem” (2004).
É também na MAUAL 2022 que será lançado o ebook “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”, primeiro volume do projeto editorial do Cineclube Coxiponés. O livro apresenta artigos, ensaios relatos de experiências, resenhas, críticas e entrevistas que abordam desde os pioneiros do cinema e do audiovisual mato-grossense até questões que transpassam o cinema negro, indígena e LBGTQIA+.
Na noite de premiação, haverá a Mostra Informativa, com lançamento de dois curtas-metragens mato-grossenses: “Rewaptu – A força da mulher Xavante”, de Jade Rainho e Carolina Rewaptu, e “Itinerário de cicatrizes”, de Glória Albues. Além da estreia dos curtas, a premiação conta com o pocket show de Estela Ceregatti e Jhon Stuart.
Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT (PROCEV), a 21ª MAUAL conta com a parceria dos Cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, ComunicArte UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e Associação Mato-Grossense de Audiovisual (MTCINE). As atividades relacionadas à MAUAL integram os eventos comemorativos dos 45 anos de fundação do Cineclube Coxiponés e coroa a Mostra com o lançamento do Livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”, concebido especialmente para a data e disponível em formato virtual de forma gratuita.
Para outras informações sobre a programação oficial da MAUAL 2022, consulte o site www.mostrauniversitariaufmt.com ou siga o Cineclube Coxiponés no Facebook /coxipones e no Instagram @cinecoxipones.
Site oficial da 21ª MAUAL: www.mostrauniversitariaufmt.com
Link para o catálogo da 21ª Maual: https://drive.google.com/file/d/1SZfSXpoy5JQIl8VN0QzGeggX5f-lXKQk/view?usp=sharing
Mais informações: (65) 3615-8349 Cineclube Coxiponés da UFMT.
Nos acompanhe nas redes sociais: