Instituto de Estudos libertários entrevista Glaucos Luis

Nesta entrevista, Glaucos, discente do PPGECCO e também técnico do nosso programa é entrevistado e fala sobre sua trajetória de vida, militância e envolvimento com o movimento anarquista e a música.

Segue trecho da entrevista:

1.Quem é Glaucos?

Um cidadão fronteiriço, neto de uma velha guarani, vivendo no meio do continente sul-americano (num lugar equidistante entre o Atlântico e o Pacífico – Cuiabá/MT); músico pantaneiro autodidata com atividades no rock, blues e outros gêneros; ativista dos ideais do movimento anarquista/libertário desde os anos 80; um dos articuladores do underground cuiabano nos anos 90, arquivista de papéis e imagens dessa época. Comunicólogo formado na 1ª Turma de Comunicação Social (Rádio & TV) da UFMT, em 1994 – atualmente cursando doutorado em Cultura Contemporânea (ainda na UFMT). Produtor de audiovisuais, pesquisador & amante da cultura latino-americana desde os anos 90 pra cá.

2.Como se deu o seu primeiro contato com o anarquismo?

Certamente o espírito musical e as ideias da contracultura me propuseram o anarquismo. Cuiabá sempre foi – e continua sendo – um lugar “longe demais das capitais”, por conta da distância geográfica, nos anos 80 tínhamos dificuldade em conseguir material bibliográfico, discográfico, etc.

Me parece que, naquela época, naturalmente haviam mais encontros e trocas interpessoais do que há atualmente: junto com a moçada da minha geração, na juventude, as leituras e conversas sobre anarquismo provavelmente surgiram com as raras leituras sobre a cultura rock e contracultura em geral que iam chegando por aqui.

Aos poucos, além da ampliação dos títulos sobre a temática anarquista nas editoras – na segunda metade dos anos 80, foram aparecendo exemplares de publicações da chamada “imprensa alternativa” como “O Inimigo do Rei”, a revista “Utopia” e o “Libera… Amore Mio”, entre outras mais ou menos efêmeras. O acesso a essas publicações serviu de referência para as publicações locais que surgiriam por aqui, as quais estive sempre envolvido colaborando de alguma maneira.

Entrevista completa disponível em: https://ielibertarios.wordpress.com/2022/06/29/instituto-de-estudos-libertarios-entrevista-glaucos-luis/