Acontece, entre os dias 7 e 9 de novembro, o 1º Congresso Ibero-americano de Comunicação e Mídia, promovido pelo Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento tem como temática “Resistência, Imaginários e Decolonialidades” e conta com a participação de mais de 40 pesquisadores de diversas nacionalidades, incluindo dois professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ao lado do professor Wildoberto Batista Gurgel, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Unifersa), o professor Vinicius Souza, do curso de Jornalismo e do mestrado em Comunicação e Poder da UFMT (PPGCOM/UFMT), participa da mesa “Mistanásia e a atuação da mídia hegemônica na banalização da morte”, em que discute como os grandes veículos da imprensa nacional lidaram, ao longo dos últimos anos, com o tema da morte.
Em entrevista ao PNB Online, Souza explica que a intenção é, baseado em um retrospecto da história recente brasileira, promover uma reflexão acerca das escolhas narrativas feitas pela imprensa hegemônica que sucessivamente colocaram interesses neoliberais à frente do debate sobre a segurança, o bem-estar e a vida da população. Nesse sentido, a normalização da candidatura e do governo de Jair Bolsonaro (PL), político de extrema-direita, ganham destaque.
“Mistanásia significa exatamente você não dar importância para a morte. E o fascismo é a morte. O que estamos vendo agora é um governo que desdenhou da morte durante quatro anos. Falou que a pandemia era uma gripezinha, que atacou o meio ambiente, que cortou recursos importantes para a população, que fez discursos de ódio. Há um governo então, calcado na morte. E essa mídia naturalizou o Bolsonaro desde sempre, como se, de fato ele fizesse parte do jogo democrático”, afirma.
Além de Vinícius Souza, que participa como palestrante do evento, o jornalista e professor Pedro Pinto de Oliveira, docente do PPGCOM/UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT), que faz parte do Comitê Científico deste evento.
Matéria completa: https://www.pnbonline.com.br/geral/professores-da-ufmt-participam-de-congresso-que-debate-influa-ncia-do-neoliberalismo-na-grande-ma-dia/87509
Nos acompanhe nas redes sociais: