Durante a 21° Maual – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, realizado pelo Cineclube Coxiponés, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de outubro de 2022, dois curtas de autoria da cineasta, doutora em Artes Cênicas e docente do PPGECCO ganharam destaque. “Entraves” foi premiado como melhor curta-metragem Mato-Grossense, e “Uterus Mundus” ganhou menção honrosa de desenho e som.
Celebramos e registramos nossa parabenização à Marithê Azevedo e ao evento pela sua vigésima primeira edição.
“Entraves”, de 7 minutos, foi realizado com recursos da Aldir Blanc municipal. É uma provocação, quando traz, num programa de rádio para mulheres, os 18 conselhos para a boa esposa publicado numa revista americana dos anos 1950, época em que as cozinhas eram entupidas de eletrodomésticos pra mulher ficar em casa, a tal “rainha do lar”. O papel da personagem Karen é vivido pela atriz Karina Figueredo. Os locutores de rádio são Luiz Marchetti e Alair Fernando. A fotografia é de João Carlos Bertolli e a música de Cristina Dignart.
O documentário “Uterus Mundus” é um curta de 22 minutos, sobre a obra da artista plástica Vitória Basaia, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, edital MT Nascentes da SECEL. Para a realização do documentário, Marithê Azevedo diz que criou uma poética singular, específica, para revelar o universo de Basaia, guiada pelas ideias de “Uterus e Mundus”, que procura expressar dois dos principais traços do seu trabalho – a tematização do feminino (uterus) e a criação de uma cosmogonia (mundus).
Nos acompanhe nas redes sociais: