Lançamento do Livro Seminário de Pesquisa PPGECCO 2022

Quem está inserido no âmbito da pesquisa é familiarizado com as dificuldades que marcam o ofício, dificuldades essas que podem ser ainda maiores quando os objetos de investigação são os tópicos da criatividade e das mediações culturais contemporâneas. Que investigações como essas sigam se apresentando é um triunfo, e toda publicação é uma celebração dos esforços que os pesquisadores deste país desdobram ano a ano para apresentar à sociedade os resultados dos processos investigativos. Por isso, reunimos aqui, na forma de um dossiê, as comunicações de pesquisa em andamento do corpo discente do mestrado e do doutorado de nosso programa, apresentadas na edição de 2022 do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso.

O propósito de uma publicação como esta é permitir que os trabalhos desenvolvidos em nossa esfera acadêmica não permaneçam confinados em nossos corredores, mas que sejam disponibilizados em outros espaços, acadêmicos ou não, ajudando a reformular ideias e desconstruir preconceitos, participando intensamente dos debates fundamentais à construção do conhecimento acerca de nossas vidas culturais contemporâneas.

As comunicações apresentadas neste volume abarcam uma grande variedade de temáticas, atravessadas pelos problemas da existência na contemporaneidade. Nosso programa é caracterizado pela amplitude de interesses que acolhe e pelo constante atravessamento de diversas áreas de conhecimento. Os estudos desenvolvidos por nossos discentes compõem uma trama ampla, interdisciplinar no nome e na prática, cruzando caminhos com o audiovisual, a literatura, a arquitetura, a religião, dentre tantos aspectos da vivência humana.

O que as une é a necessidade de gerar sentido a partir das mediações que descrevemos dia a dia, em tantos formatos e plataformas. Em todos, adquirem relevo, demandas por comunicação, por conexão, pela remoção das travas que calam corpos, minorias, manifestações artísticas e os próprios contornos do desenho do espaço urbano.

O dossiê compreende onze pesquisas de mestrado e onze de doutorado, escritas em parceria com quinze docentes, tratando de questões pertinentes à melhor compreensão do consumo, das arbitrariedades cometidas contra grupos oprimidos, da estética, da identidade. Os tópicos abordados incluem desde intervenções artísticas no espaço urbano, interações na periferia e violência de gênero na internet, passando por música minimalista, eletroacústica, culturas musicais indígenas e quilombolas, até os impactos da pandemia de COVID-19, práticas alimentares, feminismos, culturas populares e políticas públicas contemporâneas.

À parte as contribuições substantivas que os trabalhos aqui apresentados representam para seus respectivos campos de interesse, é fundamental salientar que são pesquisas em curso, com muito espaço para ampliação, aprofundamento, diversificação e aprimoramento. E, ademais as limitações individuais que sempre se impõem à trajetória única de cada investigação, nunca é a proposta de qualquer uma delas esgotar o que se pode dizer sobre determinada pauta. Há sempre margem para acréscimos, discussões e mudanças de curso, numa proposta dialógica, característica essencial no fazer pesquisa. Antes de ser um ponto final, cada uma dessas pesquisas é um convite para uma gama infindável de novas incursões acadêmicas.

O livro já está disponível e pode ser acessado gratuitamente em: Seminário de Pesquisa PPGECCO 2022.