O debate sobre como os movimentos feministas lidam com questões sociais diretamente relacionadas à sociedade contemporânea foi tema de discussão entre estudantes de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e Comunicação e Poder (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na última sexta-feira, dia 2 de junho. A professora doutora Maristela Carneiro, coordenadora do ECCO, apresentou o conceito de feminismo na contemporaneidade.
Durante o diálogo, Maristela Carneiro analisou a presença de mulheres públicas no campo das artes e explorou a relação entre a história das mulheres, o gênero e os feminismos. Ela destacou que atualmente é perceptível que falar de um único feminismo não abrange todo o movimento. É necessário considerar diferentes vertentes feministas, pois existem diversas pautas de mulheres diferentes, em diferentes territórios, com demandas e condições diversas. Por muito tempo, as pautas do feminismo foram dominadas por perspectivas brancas e elitistas, que não contemplavam muitas das questões enfrentadas por outros grupos de mulheres.
O diálogo foi coordenado pelo professor doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e jornalista Pedro Pinto de Oliveira, como parte do cronograma da disciplina “O pensamento em ação e a imaginação criativa”, do ECCO e do PPGCOM.
Leia matéria completa em: https://www.pnbonline.com.br/geral/feminismos-em-aa-a-o-para-um-mundo-melhor/91831
Nos acompanhe nas redes sociais: