Professor da UFMT defende democratização do conhecimento em Congresso na França

O professor associado aos programas de pós-graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) e em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), ambos da UFMT, Pedro Pinto de Oliveira, faz parte da Força Tarefa de Comunicação Acadêmica Multimodal, da IAMCR, entidade global que reúne pesquisadores de mídia e comunicação de mais de 100 países, abordando processos sociais, tecnológicos, políticos e culturais. No congresso da IAMCR, a ser realizado de 9 a 13 de julho em Lyon, na Fraça, ele vai apresentar resultados das suas pesquisas sobre novas formas de comunicar ciência.

 

Junto com o professor Benedito Diélcio Moreira, Pedro Pinto de Oliveira desenvolve há nove anos pesquisas sobre uma nova escritura de ciência entre os pesquisadores: o ensaio audiovisual científico. “O ensaio audiovisual científico é uma comunicação entre os pares, uma escrita de ciência em audiovisual, como a mesma autossuficiência de um artigo ou capítulo de livro. Trabalhamos a linguagem audiovisual para acolher os conteúdos da ciência. É uma escrita que aproxima os sistemas simbólicos da ciência e da arte”, explica Oliveira.

 

Para saber mais, leia a matéria completa em: https://www.pnbonline.com.br/geral/professor-da-ufmt-defende-democratizaa-a-o-do-conhecimento-em-congresso-na-frana-a/92565