Nesta sexta-feira, 18, o Ministério da Cultura, através da sua Secretaria de Audiovisual (SAV), está lançando três editais que visam promover a produção de curtas-metragens. Estes editais são direcionados para diretores e diretoras estreantes que apresentem obras originais e inéditas. Para cada um dos três concursos públicos – Curta Criança 2023, Curta Afirmativo 2023 (dedicado a diretores negros e indígenas) e Curta para Mulheres 2023 (voltado para mulheres cis e transgênero) – serão disponibilizadas 10 bolsas no valor de R$ 140 mil. O investimento total para esta iniciativa é de R$ 4,2 milhões.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 18 de agosto até 27 de setembro, sendo feitas através do Sistema Mapas Cultura. Indivíduos brasileiros, seja por nascimento ou naturalização, que exerçam a função de direção de forma primordial (com a possibilidade de outras funções serem acumuladas) podem submeter seus projetos audiovisuais de curta-metragem. As obras podem ser de natureza ficcional ou documental, com a opção de incorporar técnicas de animação.
Para saber mais, acesse a matéria completa em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/centrais-de-conteudo/sala-de-imprensa/pautas-e-releases-1/minc-lanca-editais-afirmativos-para-producao-de-curta-metragem-de-diretores-estreantes
Nos acompanhe nas redes sociais: