APG-UFMT cobra reconhecimento de pós-graduandos como trabalhadores

Após um período de inatividade devido à pandemia, a Associação dos Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da Universidade Federal de Mato Grosso (APG-UFMT) retomou suas atividades no final do ano passado, com objetivos claros e definidos. Em alinhamento com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a representação de Mato Grosso está pressionando por avanços no reconhecimento dos estudantes como trabalhadores da pesquisa no país.

Entre 2021 e 2023, a APG-UFMT passou por um período de redução de suas atividades. Seu ressurgimento foi impulsionado, em grande parte, pelo estímulo da ANPG. Nos últimos anos, a associação nacional tem trabalhado para unir representações estaduais, buscando apoio para demandas como a inclusão de bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). No Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL) mais recente para abordar essa questão é o proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que recebe o respaldo da entidade da UFMT e da ANPG em nível nacional.

Para saber mais, leia a matéria completa em: https://pnbonline.com.br/apg-ufmt-cobra-reconhecimento-de-pos-graduandos-como-trabalhadores/