Mato Grosso é o estado com a maior taxa de feminicídios do país, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em um contexto de cultura machista, o campo conservador da política frequentemente reforça, na prática, a violência e o preconceito contra as mulheres. Muitos partidos políticos estão promovendo em diversos municípios candidatos a prefeito que têm histórico de agressões contra mulheres. Esses homens, denunciados e até mesmo filmados em agressões contra esposas, namoradas ou companheiras, estão sendo apoiados pelos partidos para concorrer às prefeituras de Mato Grosso, como se o histórico de violência contra mulheres fosse irrelevante para a sociedade.
Um exemplo notório desse desprezo é o caso de Calebe Francio, empresário e produtor rural lançado pelo MDB como candidato a prefeito no recém-criado município de Boa Esperança do Norte, na região Norte de Mato Grosso. De acordo com uma matéria publicada no site PNB Online, vídeos mostram Francio agredindo sua esposa, T. S. R., em um episódio de violência doméstica ocorrido em setembro de 2023. Desde então, a vítima obteve medidas protetivas na justiça.
Para saber mais, leia a matéria completa em: https://midiaticus.com.br/2024/08/21/analise-lider-em-feminicidios-em-mato-grosso-partidos-lancam-agressores-de-mulheres-candidatos/
Nos acompanhe nas redes sociais: