O avanço da extrema direita e as ameaças à liberdade acadêmica

Há um ano, pesquisadores franceses fundaram o Observatório de Ataques à Liberdade Acadêmica (OALA), em parceria com a Associação Francesa de Ciência Política e a Associação Francesa de Sociologia. Essa iniciativa destaca o compromisso das instituições acadêmicas francesas com a liberdade e a integridade de seus pesquisadores, além de reforçar a democratização da ciência.

O Observatório está disponível para qualquer pessoa, seja ou não pesquisador, que enfrente qualquer forma de violência decorrente de suas atividades de pesquisa. Ele oferece aconselhamento e apoio às vítimas, acompanha os casos em colaboração com as associações parceiras e coordena possíveis ações conjuntas.

Além disso, o OALA busca conscientizar professores e pesquisadores sobre as ameaças à liberdade acadêmica, fornecendo orientações sobre como se proteger. Por meio de sua plataforma online, monitora e documenta ataques a essa liberdade, além de disponibilizar informações sobre direitos e recursos jurídicos, como textos legais, jurisprudências, relatórios parlamentares e contatos de advogados especializados.

Para saber mais, leia a matéria completa em:https://pnbonline.com.br/o-avanco-da-extrema-direita-e-as-ameacas-a-liberdade-academica/