“Ser Underground: A história do rock cuiabano” – Documentário atualiza memória de músicos e entusiastas do rock autoral em Cuiabá

 

A história do rock em Cuiabá é marcada por muitas bandas e músicos, lugares importantes e diversas sonoridades que oscilam do clássico rock’n’roll ao extremo death metal. Uma característica comum aos diferentes gêneros musicais que compõe o cenário roqueiro cuiabano é a associação ao underground: um modo particular de ser-estar no mundo marcado pela autonomia criativa.

Trata-se de uma história que em boa medida existe apenas na memória de músicos e entusiastas do rock autoral em Cuiabá. E se memória é tanto preservação quanto acumulação do passado no presente, o documentário “Ser Underground: A história do rock cuiabano” (2021, 74 min), dirigido por Joe Fagundes e i. bê. gomes, atualiza essa história ao costurar entrevistas com importantes personagens da cena roqueira a raras imagens de arquivos.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc (Edital nº 05/2020 – Secel-MT / MT Nascentes), o documentário reúne mais de 50 entrevistados entre músicos, produtores culturais e jornalistas para narrar o percurso do rock pela cidade. As gravações foram realizadas em janeiro e fevereiro, e a montagem das mais de 13 horas de entrevistas foi feita ao longo do ano de 2021.

Para mais informações, acesse: Tyrannus Melancholicus.