O Seminário Internacional ‘Comunicar Ciência: Democracia, Comunicação e Audiovisual’ realizou nesta sexta-feira (10.06), sua quinta palestra. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso, recebeu o professor doutor Daniel Cabrera da Universidade de Zaragoza (Espanha).
O cientista apresentou a palestra “Comunicar ‘la verdad’ en épocas de desinformación: credibilidad y nueva comunicación”, em que debateu, entre diversos aspectos, o papel fundamental da ciência e da democratização do conhecimento como forma de combater experiências autoritárias e a crescente onda de desinformação enfrentada em diversas democracias liberais do mundo.
Cabrera, que é autor do livro ‘Ensayos sobre el imaginario tecnocomunicacional’, também refletiu como os meios de comunicação tradicionais têm agido diante dos fenômenos contemporâneos que têm ameaçado diversas ordens institucionais das nações. Além disso, foi tema da discussão a avaliação sobre as estratégias retóricas de desinformação empregadas por líderes populistas que rechaçam a diversidade de opiniões e apelam a mitos.
“A desinformação requer sempre um conjunto de verdades ‘metafísicas’, que não podem ser comprovadas. A desinformação sempre apela a uma idéia, uma crença, como a de que o governo de militares são melhores. Não há comprovação disso. Quando vemos a história do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Chile, ao menos a superioridade moral deve ser questionada. O autoritarismo não nos permite pensar em realidades que podemos contrapor e fazer perguntas como ‘que mitos temos aí?’”, ponderou o professor.
A participação de Cabrera, que foi mediada pelos professores doutores Pedro Pinto de Oliveira e Cristóvão Almeida, ambos do PPGCOM e ECCO, integra a série de palestras do Seminário Internacional que tem reunido pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do mundo. O principal objetivo é debater novas formas de comunicar ciência e a democratização da cultura científica no contemporâneo. Também é tema de discussão o lugar da ciência, dos cientistas e da comunicação de ciência no contexto digital, especialmente na era em que notícias falsas, que invalidam o valor da ciência, são propagadas de maneira tão veloz e frequente.
Fazem parte da organização do evento a professora doutora Maristela Carneiro, coordenadora do ECCO, o professor doutor Bruno Araújo, coordenador do PPGCOM, e o professor Benedito Diélcio Moreira, líder do Multimundos. A coordenação é do professor Pedro Pinto de Oliveira. Todas as palestras já realizadas podem ser acessadas no canal do Youtube do PPGCOM, neste link.
Próxima palestra
A próxima palestra do evento, intitulada “Conhecer por imagens: a experiência do Ensaio Audiovisual Científico” será realizada pelos doutores em Comunicação e Educação, idealizadores do evento, Pedro Pinto de Oliveira e Benedito Diélcio Moreira. Na apresentação, eles discutem sobre a comunicação acadêmica no contexto digital onde os confrontos com o negacionismo se dão, sobretudo com imagens e sons; onde as mentiras se propagam; onde a informação circula sem fontes e sem autoria.
Os pesquisadores buscam refletir sobre a imagem como complemento e como escritura autossuficiente. A experiência do Ensaio Audiovisual Científico a partir de aportes filosóficos e fílmicos: o processo de montagem audiovisual e o conhecer por imagens; junções/disjunções de forma e conteúdo da comunicação de ciência e a democratização da cultura científica. A palestra será apresentada às 14h30 (horário de Cuiabá). A mediação será da professora doutora Ana Catarina Pereira, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, e do professor doutor Luãn Chagas, da Universidade Federal de Mato Grosso.
Nos acompanhe nas redes sociais: