Série da TV Senado exalta riqueza linguística de Mato Grosso

A Série “É assim que se fala”, produzida pela TV Senado, homenageou, em episódio publicado este mês, a riqueza linguística de Mato Grosso. Apresentado pelo jornalista Fernando Rocha, o programa relembrou o desbravamento do estado pelos bandeirantes, a diversidade de biomas da região e o jeito singular de se comunicar por aqui.

Para apresentar o sotaque tipicamente mato-grossense, o programa contou com a ajuda da atriz Nina Ricci, que orgulhosamente se apresenta como uma cuiabana de tchapecruz. Ricci compartilhou expressões ícones do linguajar cuiabano, tão influenciado por heranças dos indígenas e quanto dos europeus, como “tchupar cadju”, “panhar o cadju”, “tcha por Deus”, “xomano”, “canháem”, “vôti”, “ê á”, “adjojá”.

Para a atriz, que atualmente mora em São Paulo, preservar o falar cuiabano é uma maneira de manter conexão com sua própria história e origem. “Se isso se perde, temos a sensação de que não temos uma história, que não pertencemos a nenhum lugar, a nenhum povo. Quando eu saí de Cuiabá foi justamente quando eu mais senti a necessidade de buscar essas raízes de novo. Principalmente para apresentar o nosso estado, a nossa cultura”.

Em entrevista ao PNB Online, Nina conta que teve o cuidado de pensar em maneiras de fazer a apresentação da forma mais fiel possível. “Quando eu recebi esse convite de representar Mato Grosso, de apresentar o linguajar, eu cheguei a ficar receosa. Não queria de jeito nenhum passar a sensação de que estava falando de algo folclórico ou estereotipado, perdido no tempo. Quis apresentar da maneira mais autêntica e próximas das tradições”.

Filha de jornalistas, Nina, que é autora do livro “Casa Coração”, distribuído a crianças da rede pública de ensino de Mato Grosso, compartilhou também a escolha pela arte, que a fez morar em outro estado, mas que também a faz manter forte vínculo com a cultura local. “Vivendo em Cuiabá eu tive acesso a muitas oportunidades, mas precisei sair para ampliar ainda mais as minhas referências. Mas nunca perdi essa conexão, sempre fiz questão de mantê-la”.

O programa completo apresentado pela Tv Senado por ser acessado neste link e ao final desta matéria. Na página ainda é possível conferir os outros episódios que prestam homenagens à riqueza linguística de todos os estados brasileiros.

Fonte: https://www.pnbonline.com.br/geral/sa-rie-da-tv-senado-exalta-riqueza-lingua-stica-de-mato-grosso/87447

Safira Campos