Nesta quinta-feira (16/11), a Iniciativa Amazônia+10 e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram oficialmente o lançamento da Chamada Expedições Científicas, destinando R$ 59,2 milhões para financiar pesquisas direcionadas à ampliação do conhecimento científico da sociobiodiversidade em áreas pouco exploradas da maior floresta tropical do mundo. O prazo para a submissão de propostas é até 29 de abril de 2024, conforme detalhado no comunicado oficial da chamada.
A liderança da Iniciativa Amazônia+10 está a cargo do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), contando ainda com a parceria do CNPq.
Ricardo Galvão, presidente do CNPq, expressou o orgulho da participação do CNPq nessa iniciativa, destacando que o Programa Iniciativa Amazônia+10 busca viabilizar recursos para projetos científicos na região, promovendo a colaboração entre grupos de pesquisa locais e de outros Estados. Ele ressaltou a importância do conhecimento científico local para a preservação da Floresta Amazônica e o desenvolvimento sustentável de sua economia.
Odir Dellagostin, presidente do CONFAP, enfatizou que a Amazônia não é de interesse exclusivo dos Estados da região, mas sim do país e do mundo como um todo. Ele destacou a participação de pesquisadores de diferentes partes do Brasil na resolução dos desafios da região e saudou a alocação de recursos por parte de diversas fundações estaduais de amparo à pesquisa, fortalecendo a Iniciativa Amazônia+10, com 25 das 27 FAPs atualmente envolvidas no programa.
Para saber mais, leia a matéria completa em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/em-parceria-com-o-cnpq-iniciativa-amazonia-10-lanca-a-chamada-expedicoes-cientificas
Nos acompanhe nas redes sociais: