Grupos de pesquisa
Grupos de pesquisa
Artes Híbridas: intersecções, contaminações, transversalidades
O grupo de pesquisa Artes Híbridas: intersecções, contaminações, transversalidades foi criado e cadastrado no CNPQ em 2009. Tem aderência à linha de Pesquisa Poéticas Contemporâneas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, ECCO da UFMT. É organizado em quatro linhas de investigação: Artes da cena, territórios e fronteiras; Cinema e transversalidades; Feminismos, decolonialidade e autobiografias; Transferências e deslocamentos na arte contemporânea. As pesquisas desenvolvidas, no âmbito deste grupo, estão alinhadas ao pensamento contemporâneo e a uma visão crítica dos preceitos da modernidade, tendo a decolonialidade como referência de resistência. Operamos nas intersecções entre conceitos e ações, entre afetos e buscas, entre a pesquisa e a poética, entre a escrita e o experimento, de tal modo, que elas se contaminam e se imbricam num processo de partilha. As investigações em nível de mestrado e doutorado, na sua maioria, são realizadas por artistas/pesquisadores que desenvolvem suas propostas de criação, no lugar onde vivem. Estas práticas poéticas são transversalizadas pelas discussões que ocorrem no interior do grupo. Cidade, poéticas urbanas, narrativas de si, teatros performativos, performances, poéticas da relação, afetos, acontecimentos, dramaturgias de resistência, cartografias, encontros, decolonialidade, arte e política, gênero, feminismos são alguns dos temas que nos atravessam.
Coordenadora: Maria Thereza de Oliveira Azevedo
Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Contato: maritheaz@gmail.com
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/15489
Endereço eletrônico: https://arteshibridas.wordpress.com/
Citicom (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade)
O Citicom-UFMT (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade da Universidade Federal de Mato Grosso) tem como foco de investigações a interface entre Comunicação (área originária) e Ciências Sociais e Humanas. A partir do campo comunicacional, a cidade torna-se recorte preferencial de observação das práticas culturais e das dinâmicas comunicacionais na cultura contemporânea. O grupo conta com pesquisadores de diversas áreas (Comunicação, Geografia, Turismo, Educação, Artes, Design Gráfico, Tecnologia de Informática, Secretariado, História, Moda, Medicina Veterinária) e nos diversos níveis da pós-graduação e da graduação, em instituições de ensino e pesquisa no Brasil (UFMT, UFSB, Unemat, Unifap, IFMT/Cuiabá e Ufob) e no exterior (UEM/Moçambique). O Citicom-UFMT é registrado desde 2017 no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq/MCTI). Com base na prática de pesquisa, o grupo busca atualizar-se constantemente na relação com o ensino de graduação e de pós-graduação e aplicar conhecimentos em atividades de extensão à comunidade. O Citicom-UFMT conta com pesquisadores de pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação, com projetos de pesquisa e atividades acadêmicas que induzem enfaticamente as linhas de pesquisa em Comunicação e Mediações Culturais e em Epistemes Contemporâneas do PPGECCO-UFMT. No Citicom-UFMT, busca-se criar um ambiente de pesquisa com presença de pesquisadores interessados em investigar teoricamente a cidade a partir de seus empirismos/problemas cotidianos. As pesquisas desenvolvidas no grupo têm sido publicadas em periódicos e livros organizados com avaliação por pares em países como Brasil, Chile, Colômbia, México, Porto Rico, Espanha, Portugal, Alemanha, China e EUA. O Citicom-UFMT também publica a revista-laboratório ConexãoCuiabá (CNXCBA), de jornalismo de cidade e jornalismo cultural.
Coordenador: Yuji Gushiken
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação; Interdisciplinas
Contato do grupo: yuji.gushiken@ufmt.br e citicom.ufmt@gmail.com
Espelho:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2243041722710836
Epistemologia Aplicada
Este grupo nasce de um esforço coletivo, pluri-institucional, de reunir pesquisadores e pesquisadoras interessadas em temas da Epistemologia Contemporânea, com uma atenção centrada nos aspectos políticos e sociais da Epistemologia. Tais pesquisadores já se reúnem periodicamente para debater esses temas e têm produzido resultados de pesquisa de forma coletiva, que apontam para desenvolvimentos importantes no trabalho epistemológico atual. De norte a sul do Brasil, trabalhos de conclusão de graduação, mestrado e doutorado estão sendo produzidos, sob a orientação dos pesquisadores credenciados a este grupo. Isso nos mostra que o debate em torno desses temas tem gerado seus frutos na academia e parece apontar para a formação de uma nova geração de filósofos e filósofas empenhadas em renovar as discussões em torno dessas questões
Coordenador: Breno Ricardo Guimarães Santos
Área predominante: Ciências Humanas; Filosofia
Contato: epistemologiaaplicada@gmail.com
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/377710
Estudos em Cultura e Literatura em Mato Grosso (RG: DICKE)
O Grupo de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (RG DICKE) abriga pesquisas relacionadas à cultura, literatura, artes, imaginário e poéticas com vistas aos diálogos translocais, transnacionais latino-americanos. O grupo, ao longo dos últimos vinte anos (2002-2022) tem promovido e participado, com seus e pesquisadoras de publicações de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos acadêmicos. Marcado presença em congressos e seminários nacionais e internacionais. O Projeto que abarca as pesquisas nas duas linhas de pesquisa é o Enredos Latino-americanos: poéticas, artes e culturas em Estudos de Cultura Contemporânea.
Coordenador: Mário Cezar Silva Leite
Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras
Contato: mcsl@terra.com.br
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7321
GPIR – Laboratório de Pesquisa em Interseccionalidades das Relações Sociais
O grupo está voltado à investigação interdisciplinar das relações sociais a da cultura, valendo-se de contribuições dos Estudos Culturais, da História Cultural e da Teoria Crítica da Sociedade.
Coordenadora: Luciana Dadico
Área predominante: Ciências Humanas; Psicologia
Contato: ludadico@usp.br
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6660961643287884
Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC)
Alocado no Departamento de Psicologia e Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso, este grupo se compõe na continuidade dos trabalhos realizados por pesquisadores/as e alunos/as de diversas áreas de saber, em nível de graduação e pós-graduação, reunidos em torno do interesse pelas transformações contemporâneas na produção, circulação e apropriação de saberes, tecnologias e cultura entendidos como arranjos, dispositivos e ontologias políticas. O grupo estabelece produção científica continuada e integra pesquisas interinstiucionais.
Coordenadora: Dolores Cristina Gomes Galindo
Área predominante: Ciências Humanas; Psicologia
Contato: dolorescristinagomesgalindo@gmail.com
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/703893
Limiar – Estudos de Linguagem e Mídia
A criação do grupo Limiar – Estudos de Linguagem e Mídia (2009) constitui efeito e instrumento do agrupamento de docentes em torno de atividades de ensino, pesquisa e extensão enquanto proposta limítrofe de investigação. Desde o nascimento do coletivo, identifica-se uma postura interdisciplinar em seus projetos, linhas de pesquisa, redes de parcerias, grupos de estudo, cursos de extensão e orientações. Especificamente, os integrantes investigam problemáticas envolvendo interfaces entre comunicação e linguagem, considerando como referencial teórico o pensamento francês contemporâneo.
Coordenadores/as: Deyvisson Pereira da Costa e Cristina Batista de Araujo
Área predominante: Linguística, Letras e Artes
Contatos: grupolimiar.ufmt@gmail.com
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4029415718281086
Endereço eletrônico: grupolimiar.net
MID – Mídias Interativas Digitais
O Grupo MID tem perfil interdisciplinar e desenvolve atividades de cunho teórico e pragmático a partir de propostas relacionadas às mídias digitais. As pesquisas e publicações em andamento e previstas observam 1) as narrativas e estruturas midiáticas, 2) as interseções entre a comunicação e o poder, 3) formas que assumem a divulgação científica e 4) o campo da economia da cultura; todos eles inter-relacionados com a teoria decolonial cultural.
Coordenadora: Andréa Ferraz Fernandez
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Contato: andrea.fernandez@
Espelho: http://dgp.cnpq.br/
Multimundos – Estudos Interdisciplinares Das Tensões Contemporâneas
Comunicação, Poética e Mediações Culturais Comunicação, poéticas e mediações culturais estão no centro das tensões contemporâneas. A comunicação entre os humanos, direta ou mediada por tecnologias, orienta processos, promove interações, determina rumos, inclui e exclui, reserva ao outro, ao diferente e às outras vidas não humanas do aconchego da proximidade à frieza da distância. Há um modo dualista enraizado nas relações, nos processos, nas interações, nas práticas científicas que nos levam a ver apenas o que está visível da janela em que olhamos, sem perceber que a poética do minimalismo, dos versos, das prosas é parte de um contexto, de um todo, de um sistema, como é uma floresta ou uma criança que nasce. Aquilo que nos separa é na verdade o que nos conecta aos fenômenos do mundo vivo.
Coordenadores: Benedito Dielcio Moreira e Pedro Pinto de Oliveira
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Contato: multimundos2017@gmail.com
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/306424
Endereço eletrônico: multimundos.org
Música e Educação
O grupo Música e Educação está voltado para estudos dos diferentes aspectos que envolvem o fazer musical, a aprendizagem em música e as dinâmicas culturais. Ele é de extrema relevância para o desenvolvimento da área em Mato Grosso, principalmente, para a compreensão dos diferentes processos de aprendizagem e de educação musical existentes nos diversos contextos. Articulando várias pesquisas, estudos, cursos e propostas e relacionando-se com projetos nacionais o grupo está firmando um espaço regional de investigação e formação em música comprometido com as constantes transformações sócio-culturais.
Coordenadora/or: Taís Helena Palhares e Leonardo da Silveira Borne
Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Contato: ufmtmusedu@gmail.com
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5265
Endereço eletrônico: http://www.ufmt.br/gpmusica
NEC – Núcleo de estudos do contemporâneo
Na UFMT, pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação de várias áreas como história, filosofia, artes, comunicação, antropologia e ciências sociais, interessados na temática do “contemporâneo”, consideraram fundamental a criação de um espaço de discussão e produção acadêmica sobre a temática. A complexidade do tema em seus muitos viezes, por sua vez, exigiu uma ampla articulação interdisciplinar. Entre as repercussões que já se apresentam desde sua criação está a implantação do Programa (Interdisciplinar) de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (mestrado e doutorado) e a captação de recursos para dois grandes projetos: 1) Artes Visuais em Mato Grosso (CAPES), com o lançamento em 2015 do site Visual Virtual MT; 2) Territórios Criativos Indígenas: arte e sustentabilidade (MinC).
Coordenadoras: Maristela Carneiro e Ludmila de Lima Brandão
Área predominante: Ciências Humanas; História
Contato: maristela.carneiro@ufmt.br
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12977
Núcleo de Estudos de Cultura Popular – Caleidoscópio
O “Núcleo de Estudos de Cultura Popular”, também conhecido por “Caleidoscópio”, tem como objetivo reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a fim de produzir um olhar multifacetado sobre a cultura popular. Esta temática, cuja precisão conceitual não é objeto de consenso, engloba uma série de discursos, valores e práticas que compõem o todo social e que ganham, no momento atual, destaque no debate acadêmico e político. O grupo propõe o trabalho conjunto entre professores, alunos e pesquisadores de diferentes universidades. Atualmente contamos com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade de Brasília. Desde sua criação, tem estimulado produções científicas variadas, sendo especialmente ativo na organização de eventos de extensão.
Coordenadora/or: Patricia Silva Osorio e Carlos Eduardo Amaral de Paiva
Área predominante: Ciências Humanas; Antropologia
Contato: patriciaosorio@ufmt.br
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4015
Endereço eletrônico: http://caleidoscopioufmt.blogspot.com.br/
Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea na América Latina
O Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea na América Latina (OLPA) é um grupo de pesquisa, fundado em 2021, registrado no CNPq e ligado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. É liderado pela Profa. Dra. Bibiana Bragagnolo (UFMT) e pelo Prof. Dr. Leonardo P. Sanchez (UFPE) e se constitui de dois polos complementares: o Observatório, que se propõe a encontrar, analisar e mapear a produção de Pesquisa Artística no Brasil e na América Latina; e o Laboratório, que se constitui como um espaço de discussão, desenvolvimento e divulgação de projetos de Pesquisa Artística a partir dos dados colhidos e articulados no âmbito do observatório.
Coordenadores/as: Bibiana Maria Bragagnolo e Leonardo Pellegrim Sanchez
Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Contato: bibi_bragagnolo@hotmail.com
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5314321700813680
Nos acompanhe nas redes sociais: