MESTRADO

Objetivos

Objetivo Geral

Considerando as sensíveis transformações verificadas no mundo contemporâneo e, em particular, na América Latina, submetida a processos próprios de ocupação, crescimento, fricções socioculturais e aos processos mundiais, a partir de meados do século XX, o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) visa corresponder à demanda e necessidade de reflexão sobre aquilo que estamos fazendo de nós mesmos, sistematicamente. Diagnosticar os novos modos de fazer, de pensar e de se vincular socialmente é o objetivo geral deste Programa, lembrando, com Gilles Deleuze, que diagnosticar não é “predizer”, mas estar atento ao desconhecido que bate à porta.

Objetivos Específicos

1. Constituir um campo de pesquisa do fenômeno cultural em suas múltiplas faces e conexões que se consolide como um centro de referência na região Centro-Oeste;

2. Constituir um espaço de reflexão e atualização acerca de teorias e métodos de pesquisa, assegurando a participação de seus pesquisadores nos circuitos nacional e internacional de produção e circulação de conhecimento sobre a temática da cultura contemporânea;

3. Contribuir para a formação crítica e atualizada de pesquisadores e docentes do Ensino Superior;

4. Consolidar na região um espaço de discussão e pesquisa acerca da contemporaneidade (poéticas, epistemes e mediações culturais) pari passu com os debates mundiais;

5. Criar um espaço efetivo de reflexão interdisciplinar, atendendo às demandas científicas do tempo presente.

Perfil do profissional a ser formado

1. Considerando-se o objetivo geral de qualquer programa de Mestrado, a formação do docente-pesquisador, este programa pretende, primeiramente, que o profissional por ele formado esteja apto a planejar e executar pesquisas científicas, bem como transmitir e divulgar, no circuito acadêmico, as reflexões e conclusões auferidas;

2. Considerando-se a subárea de Humanidades e Sociais, no interior da Área Interdisciplinar da CAPES, espera-se que a formação oferecida permita a esse profissional transitar entre as disciplinas que compõem esse universo, naquilo que for mais próximo de sua área de atuação, articulando conhecimentos diversificados e capacitando-o a trabalhar em equipes multidisciplinares e a desenvolver estudos interdisciplinares;

3. Considerando-se a especificidade temática e problemática deste programa – Estudos de Cultura Contemporânea – pretende-se que este profissional esteja apto a formular problematizações e produzir reflexões sobre as culturas na contemporaneidade (em toda a sua diversidade) e as questões que as atravessam sem perder de vista os aspectos teóricos, metodológicos e filosóficos do corpus de conhecimento constituído pelas disciplinas a serem oferecidas e demais atividades programáticas;

4. Considerando-se a especificidade da região (nos seus aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais) em que se insere este Programa, pretende-se que o profissional formado esteja apto a debruçar-se sobre as questões que interessam aos mais diversos grupos populacionais, às comunidades socioculturais e aos movimentos sociais que emergem neste imenso território em sua vinculação com os processos mundiais que constituem o mundo contemporâneo.

DOUTORADO

Objetivos

Objetivo Geral

Considerando as sensíveis transformações verificadas no mundo contemporâneo e, em particular, na América Latina, submetida a processos próprios de ocupação, crescimento, fricções socioculturais e aos processos mundiais, a partir de meados do século XX, a implantação do curso de Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea, associado ao Mestrado em funcionamento desde 2008, visa corresponder à demanda e necessidade de reflexão sobre aquilo que estamos fazendo de nós mesmos, sistematicamente.

Diagnosticar os novos modos de fazer, pensar e se vincular socialmente é, portanto, o objetivo geral, lembrando, com Gilles Deleuze, que diagnosticar não é “predizer”, mas estar atento ao desconhecido que bate à porta. Apesar de no Mestrado privilegiarmos, até então, a região (Cuiabá-Mato Grosso-Centro-Oeste), se não como objeto exclusivo de nossas inquirições, mas como o lugar de onde sentimos, olhamos, pensamos o mundo, com o Doutorado queremos afinar a escuta da América Latina, essa porta mal ouvida pelo Brasil. Um doutorado no centro geodésico da América do Sul, em sua universidade pública, deve e pode assumir esse compromisso.

Objetivos Específicos

1. Estabelecer um campo de pesquisa do fenômeno cultural em suas múltiplas faces e conexões que se firme como um centro de referência na região Centro-Oeste para pensar a região, o país e a América Latina.

2. Instituir no Estado de Mato Grosso uma agenda de discussão e pesquisa acerca da contemporaneidade (poéticas, epistemes e mediações culturais), “pari passu” com os debates mundiais, balizada pela perspectiva de experiências latino-americanas.

3. Criar um espaço de experimentação de práticas interdisciplinares e intersaberes de pesquisa, a exemplo da conjugação de ciências e artes, que possa contribuir com o avanço do conhecimento nas Humanidades, no campo dos estudos de cultura, atendendo às demandas científicas do tempo presente.

4. Consolidar-se como instância acadêmica de reflexão e atualização acerca de teorias e métodos de pesquisa, assegurando a participação de seus pesquisadores no circuito nacional e internacional de produção e circulação de conhecimento sobre a temática da cultura contemporânea.

5. Contribuir para a formação crítica e atualizada de pesquisadores e docentes do Ensino Superior do Estado, região e América Latina.

6. Liderar, na UFMT, um processo de “latinização” da produção do conhecimento em seus objetos, teorias e métodos, visando à consolidá-la como instituição de confluência de estudos na/da América Latina, através da formalização de convênios com universidades, centros de pesquisa e programas de pós-graduação da AL e também da oferta de vagas para estudantes de países latino-americanos.

Perfil do profissional a ser formado

1. O Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea pretende que o profissional por ele formado se caracteriza pela autonomia reflexiva e seja capaz de liderar e executar projetos de amplo alcance científico, atuando na formação de futuros pesquisadores, de modo a contribuir para o avanço das ciências e do ensino na graduação e pós-graduação no Brasil e na América Latina.

2. Considerando-se sua vinculação à subárea de Humanidades e Sociais, no interior da Área Interdisciplinar da CAPES, espera-se que a formação oferecida permita a esse profissional transitar entre as disciplinas que a compõem naquilo que for mais próximo de sua área de atuação, articulando conhecimentos diversificados e capacitando-o a trabalhar em equipes multidisciplinares e a desenvolver estudos interdisciplinares;

3. Considerando-se a especificidade temática e problemática deste programa – Estudos de Cultura Contemporânea – , pretende-se que o profissional doutor por ele formado esteja apto a formular problemas no âmbito dos estudos de cultura na contemporaneidade, com ênfase na capacidade de experimentação/inovação de métodos, teorias e objetos, sem perder de vista os diferentes e inclusivos lugares de sua enunciação: Mato Grosso, Centro-Oeste, Brasil e América Latina.

4. Considerando-se a especificidade das diferentes escalas de localização em que se insere este Programa (Cuiabá, Mato Grosso, Centro-Oeste, Brasil e América Latina), nos seus aspectos ambientais, econômicos, sociais, epistêmicos, estéticos e culturais, pretende-se que o profissional formado esteja apto a debruçar-se sobre as questões que interessam aos mais diversos grupos populacionais, às comunidades socioculturais e aos movimentos sociais que emergem neste território em suas vinculações específicas com os processos mundiais que definem o mundo contemporâneo.